Introdução Alimentar e
BLW
Quem não gosta de comer?
A introdução alimentar é o período em que estamos apresentando os alimentos para os bebês, portanto as formas, cores, texturas e sabores diferentes devem ser explorados nesta fase para que o bebê desenvolva um repertório de sabores e não seja restritivo. Até os 12 meses, o leite materno (ou a fórmula infantil) ainda é a base da nutrição do bebê.
Esta é a fase também que estamos mostrando ao bebê como será a sua relação com a comida.
Muito se opina e se estuda sobre a introdução alimentar e suas abordagens. Até o momento, os estudos mostram que pouco importa a abordagem escolhida - desde que bem orientada.
A introdução alimentar "tradicional" é aquela em que o cuidador oferece a comida na boca do bebê, controlando a velocidade, quantidade e o que o bebê vai comer.
O BLW (Baby-Led Weaning) é uma introdução alimentar em que o cuidador cria oportunidades para o bebê escolher o que e como irá se alimentar, geralmente os alimentos sendo apresentados em pedaços (de acordo com as capacidades motoras de cada fase do bebê). Nesta, o bebê tem mais autonomia sobre a sua alimentação.
O acompanhamento nutricional durante a Introdução Alimentar vai te ajudar a:
-
escolher o método de Introdução Alimentar mais adequado para você e para o seu bebê;
-
oferecer alimentos adequados a cada fase da Introdução Alimentar;
-
saber quais alimentos são proibidos no primeiro ano do bebê;
-
saber como preparar, cozinhar e cortar cada alimento;
-
saber com qual frequência oferecer os alimentos para o seu bebê;
-
saber qual a quantidade de cada alimento necessária para o seu bebê;
-
diminuir as chances de desenvolvimento de seletividade alimentar;
-
esclarecer TODAS as suas dúvidas em relação a Introdução Alimentar;
-
curtir cada minuto desse momento tão importante para o seu bebê!
Como funciona o meu trabalho?
No primeiro atendimento (por volta de 5 meses e meio do seu bebê), vamos conversar para eu entender a rotina da família. Neste momento, vamos escolher o método de Introdução Alimentar que mais se adapta a sua família e já vamos alinhar nosso plano de ação, com orientações para os primeiros contatos do bebê com os alimentos.
Nos demais atendimentos, vamos dar continuidade no plano de ação, incluindo novos alimentos, novas formas de preparo e esclarecendo todas as dúvidas. E não se preocupe, durante todo o caminho faremos contatos frequentes por mensagens, entre os atendimentos presenciais ou virtuais.
O último atendimento será quando o bebê estiver comendo a mesma comida da família, ou seja, por volta dos 12 meses. Nela vamos alinhar como manter a alimentação saudável e os próximos passos conforme o crescimento do bebê. Ah, além disso seu bebê ainda ganhará um mimo, para que marcar esse momento único e para que vocês se lembrem o quanto são importantes na minha jornada!